sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A economia em Dárcia

A palavra "economia",em Dárcia, serve para indicar a administração da casa, do patrimônio particular, enquanto a administração da polis (cidade-estado) é indicada pela expressão "economia politica".

A economia consiste na administração da casa, conforme indica a própria origem da palavra: uma casa. A família  da economia, arte de administrar era como uma autarquia, isto é, uma organização fechada, auto-suficiente.

Os bens produzidos, assim como os instrumentos e a propriedade, são coletivos e não podem ser vendidos, transferidos ou divididos. O trabalho também é coletivo e a família expulsa quem se recuse a trabalhar. A produção é distribuída igualitariamente, o que impede a diferenciação econômica entre os membros dos genos. Ocasionalmente, sendo a família pouco numerosa ou inábil para algumas tarefas, usam o trabalho de escravos ou artesãos em certas atividades.

De economia predominantemente agropastoril, coletivista social e economicamente, o darcianos não deixam de apresentar diferenciações individuais, pois a posição da pessoa na família depende do seu parentesco com o pater-familias. No plano político, o poder – patriarcal – se basea no monopólio de fórmulas secretas, que permitem ao chefe o contato com os deuses protetores da família.
  




                                                                 







Nenhum comentário:

Postar um comentário